Para combater o descarte irregular de resíduos em uma Área de Preservação Permanente (APP), no bairro Massaguaçu, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (27) plantio de 20 mudas nativas floríferas e frutíferas, das espécies pitanga, grumixama, manacá, quaresmeira, jerivá, juçara, ipê e embiruçu.
O terreno localizado na Rua Benedita Francisca de Paulo, próximo à ponte do bairro, era um ponto viciado, onde a população frequentemente tinha prática de descartar resíduos, como lixo doméstico, restos de construção civil e vegetação, causando transtorno aos moradores.
Após um pedido da comunidade, a Secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza, manutenção e o cercamento do terreno, garantindo assim, um bom desenvolvimento das mudas que foram plantadas pela Secretaria de Meio, Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).
A Prefeitura reforça a população que mantenha o local limpo e conservado. Descartar resíduos irregularmente em vias públicas é crime, sujeito a multa de R$ 762,96. Denúncias devem ser feitas através do Canal 156.
A SMAAP ainda destaca que no bairro existe um Ecoponto, instalado para receber material reciclável, restos de construção civil e de podas, equipamentos eletrônicos sem utilidade, móveis, entre outros passíveis de reaproveitamento. A cidade também possui o programa da Coleta Seletiva. A programação fica disponível no site: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
As mudas utilizadas são cultivadas no Viveiro Municipal, provenientes de compensação ambiental.