Secretaria de Trânsito fará Operação Verão nas ruas da cidade a partir do dia 28
Com mais agentes trabalhando durante o dia e a noite fiscalização de barulho, lei seca e estacionamento deverá ser reforçada
Josiane Carvalho
Com um reforço maior no número de agentes a Secretaria Municipal de Trânsito de Caraguatatuba inicia, no próximo dia 28, a chamada Operação Verão em todas as ruas e avenidas da cidade. Ao todo serão 38 agentes que atuarão das 7 h às 4 da madrugada. O objetivo é ampliar e intensificar o período de fiscalização para conseguir garantir uma melhor fluidez no trânsito de ruas e avenidas em toda a cidade. A expectativa da secretaria é que durante este período de alta temporada mais de 100 mil veículos circulem na cidade. O número representa nada mais nada menos do que o dobro da frota de automóveis atualmente no município que é de aproximadamente 50 mil veículos.
De acordo com o secretário João Batista Amandes a preocupação maior é em garantir a fluidez de ruas e avenidas e por conta disso a fiscalização dos agentes de trânsito estarão bastante atentos às principais infrações cometidas por eles. “Nós já estamos com todos os nossos aparelhos de decibéis ajustadinhos para fazer a fiscalização do barulho de maneira correta e eficaz. Além disso, também estamos auxiliando a Polícia Militar no combate a combinação de bebida e volante e por isso vamos também fiscalizar as questões que envolvem a lei seca”, afirmou.
Amandes reforçou também que durante todos os dias o número de agentes de trânsito trabalhando nas ruas centrais e também nas avenidas dobra e deve permanecer assim até o final do mês de janeiro – quando praticamente termina a temporada. “A partir desta data todos os nossos agentes trabalharão com sistema de escala extra e, por conta disso, conseguimos praticamente dobrar o efetivo. Teremos agentes fiscalizando as praias do norte, centro e também da região sul”. Ainda de acordo com o secretário, em matéria de movimento a Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia) é a grande campeã em toda a cidade, já em relação ao número de acidentes a Avenida Miguel Varlez – principal ligação entre a rodovia Rio-Santos e a região Central de Caraguatatuba – continua sendo a mais perigosa.
Estado
Amandes explicou que fica a encargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a sinalização da rodovia Rio-Santos, mesmo em trechos urbanos como nas rotatórias de entrada da cidade. Por conta disso e para tentar melhorar a fluidez do trânsito – principalmente nos dias de maior número de veículos subindo a serra – o departamento costuma colocar cones na rotatória que daria acesso à pista sentido São Sebastião.
Além disso, próximo à rotatória do Cemitério, no bairro do Indaiá, também está prevista a instalação de cones deixando apenas uma faixa de rolamento para que os motoristas que estejam no sentido São Sebastião – Caraguá – não sejam obrigados a parar quando chegar à rotatória.
Foto: Gianni D’Angelo/PMC