A Petrobras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, iniciou neste mês o Projeto Horta Educativa, que visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da horta para as questões nutricionais, alimentares e de meio ambiente. Até setembro de 2023, serão realizadas 10 capacitações sobre temas como horta vertical, compostagem, alimentos orgânicos, temperos naturais e empreendedorismo.
A primeira oficina de capacitação, que abordou a preparação do solo, foi realizada no dia 1° de setembro para os funcionários e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria de Lourdes Lucarelli Perez, localizadas no bairro Indaiá.
As escolas foram indicadas pela Prefeitura por atenderem a crianças moradoras da Fazenda Serramar, em localidade próxima à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA).
Ainda em setembro, no dia 8, foram entregues hortas nas escolas participantes. A proposta é envolver professores, funcionários e pais atendidos pelas oficinas de capacitação, além dos alunos atendidos pelo projeto.
Nas oficinas, será adotada a metodologia participativa, visando o envolvimento ativo dos alunos, através da exposição dialogada, buscando soluções coletivas, de forma democrática e participativa. Esta metodologia pressupõe a horizontalidade do processo de ensino-aprendizagem, o empoderamento e o protagonismo do público de interesse e possibilita a interação social entre os sujeitos envolvidos, considerando suas vivências e a construção coletiva do conhecimento.
O Projeto Horta Educativa Caraguatatuba faz parte do Programa de Educação Ambiental da UTGCA, em atendimento a medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.