Fotos: JC Curtis/Fundacc
#PraCegoVer: Fachada do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) retoma atividades com sua participação na 15ª Primavera dos Museus, evento anual direcionado às instituições museológicas de todo o país, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.
O evento será realizado de 20 a 24 de setembro, a partir das 9h, pela plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem acessar o site Sympla (https://tinyurl.com/h9hp94c2) e cadastrar-se gratuitamente. Para aqueles com 75% de presença no evento, serão fornecidos certificados.
Em 2021 o tema escolhido pela organização do evento é ‘Museus: Perdas e Recomeços’, em referência ao impacto da pandemia na vida cotidiana e o papel dos museus como o lugar que abriga aquilo que “sobrou de momentos grandiosos ou terrivelmente tristes da experiência e da vida humana”, trazendo uma mensagem de esperança, pois, os Museus também podem devolver à sociedade a reflexão, o acolhimento e o recomeço.
Compartilhando da mensagem implícita no tema da 15ª Primavera dos Museus, o MACC elaborou um seminário virtual, um webinário voltado ao público, sobre um importante momento de sua história. Prestes a completar 20 anos, o MACC está passando por uma reformulação interna que abrange sua requalificação tipológica como museu de cidade e a elaboração de seu Plano Museológico, documento fundamental para a sistematização de seu trabalho interno e que organiza sua atuação.
A programação do webinário conta com cinco encontros, com a participação de museólogas referências em seus campos de atuação, além da colaboração das equipes do Museu da Cidade de São Paulo, instruindo o público sobre temas que contribuem para o diálogo na construção do Plano Museológico do MACC.
Confira a programação abaixo:
Dia 20 de setembro, segunda-feira, às 9h
Neste dia, o tema do encontro será MACC: Plano Museológico para a tipologia de museu de cidade. O setor técnico do MACC fará um breve apanhado da história do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e, posteriormente, apresentará o embasamento para a nova caracterização tipológica do MACC.
Dia 21 de setembro, terça-feira, às 9h
A museóloga e pesquisadora mineira Julianne Paranhos, com o tema Museu de Cidade: definições, discursos e pesquisa museológica, apresentará o conceito desta tipologia de museu trazendo elementos que colaboram para a ampliação do entendimento sobre Museu de Cidade e suas implicações técnicas.
Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 9h
Neste dia, a museóloga Profa. Dra. Manuelina Duarte Cândido aborda a Gestão de Acervos e o Plano Museológico, e apresenta o desafio da gestão museológica a partir de diretrizes conceituais que qualificam a atuação dos museus.
Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 9h
O webinário realiza um diálogo com o Museu da Cidade de São Paulo, pioneira desta tipologia museológica em nosso país, na fala A experiência da elaboração do Plano Museológico na perspectiva do Museu da Cidade de São Paulo, a cargo de Paula Talib Assad, Coordenadora do Programa de Museologia e Acervos Municipais e Danilo Montingelli, Coordenador do Programa Diálogos.
Dia 24 de setembro, sexta-feira, às 9h
Encerrando o webinário, neste dia haverá a colaboração da Profa. Dra. Martha Marandino com a fala Aspectos do fenômeno educativo nos museus, com uma reflexão sobre esta importante dimensão das instituições museológicas.
Serviço
15ª Primavera dos Museus
Data: de 20 a 24 de setembro
Inscrições pelo link: https://tinyurl.com/h9hp94c2
Mais informações: (12) 3883 9980 – MACC
Visite o site: www.museumacc.org