Vinte e nove coletivos organizados reuniram 315 voluntários em 18 pontos de limpeza pelas praias e rios de Caraguatatuba no último sábado, 18/09/2021, Dia Mundial da Limpeza.
Articulados pela Comissão Municipal Setorial de Ecologia da Fundacc, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Prefeitura Municipal, os voluntários percorreram mais 30 quilômetros de norte a sul da cidade, coletando cerca de 1.500 quilos de lixo.
O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Este ano, ainda enfrentando a pandemia de Covid-19, grupos de no máximo cinco pessoas e com todos os cuidados necessários, recolheram em um único dia, números expressivos de resíduos descartados de forma irregular, como 453 canudos e 7.000 bitucas.
O lixo em oceanos e canais é avaliado como um dos problemas de poluição mais graves que acometem nosso planeta. Muito mais que desagradável aos olhos, uma maré crescente de lixo marinho ameaça a saúde dos homens, animais, comunidades e economias no mundo todo. Os números levantados pela ação em Caraguatatuba foram enviados para a Organização Nacional do Evento e irão contribuir para pesquisas, campanhas motivacionais e políticas públicas de combate ao lixo nos oceanos.
CARAGUÁ SEM BITUCAS
A campanha de conscientização para o descarte correto de bitucas continua! Todas as bitucas coletadas pelo Projeto serão encaminhadas para a reciclagem e transformadas em papel artesanal.
Por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba foram instaladas caixas coletoras de bitucas e totens com cinzeiros de praia em vários pontos da cidade. Os pontos instalados foram:
Mirante Pôr do Som
Mirante Camaroeiro
Colônia de Pescadores
Praça dos Artesãos
Parque de Diversões
Praia da Cocanha (Quiosque do Corsário)
Praia Martim de Sá (Quiosque Pé na Areia)
Prainha (Quiosque bem na entrada – checar nome)
O projeto ganhou o nome CARAGUÁ SEM BITUCAS e visa sensibilizar e orientar os fumantes para o descarte correto das bitucas nas caixas coletoras.
A bituca é um resíduo pequeno, mas extremamente tóxico. Cada bituca contém mais de 8 mil substâncias tóxicas que contaminam o meio ambiente. Estudos mostram que duas bitucas em 1 litro de água equivalem a 1 litro de esgoto, em termos de oxigênio disponível na água. A presença de bitucas na praia tem causado a morte de animais marinhos.
É necessário mudar o hábito de descarte das bitucas no chão e na areia da praia. Bituca é um resíduo perigoso e deve ser encaminhado para o descarte correto nas caixas coletoras.
Todas as bitucas coletadas nas caixas e totens com cinzeiros de praia são encaminhadas para a usina de reciclagem da Poiato Recicla em Votorantim. Na usina, as bitucas recebem um tratamento, desenvolvido pela UnB, que retira todas as substâncias tóxicas e extrai a fibra de celulose. O resultado final é uma massa celulósica usada para fazer papel artesanal. No mês de agosto ocorreu uma Oficina de Papel Artesanal com bitucas com instituições da cidade, como Casa Beija Flor, APAE e Rotary. A proposta é que estas instituições recebam a massa celulósica e possam desenvolver produtos para gerar renda. Fumante consciente e responsável encaminha suas bitucas para as caixas coletoras de bitucas.