A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 de outubro a 04 de novembro a ‘Semana da Parada Avaliativa’ nas 54 unidades escolares da rede municipal de ensino, que atualmente atende mais de 20 mil estudantes. A ação envolveu toda comunidade escolar.
A Parada Avaliativa faz parte do calendário municipal e é um movimento que busca o engajamento entre pais, alunos, funcionários e docentes, através de reflexões e ações que promovam o aperfeiçoamento da qualidade do ensino. O objetivo é concentrar a atenção e os esforços para que todos estejam conscientes do importante papel que desempenham no desenvolvimento integral do aluno, validando as ações de envolvam a avaliação e reflexão da escola, além de prover informações para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que produzirá indicadores educacionais para o Brasil no ano de 2021.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou a importância da ‘Parada Avaliativa’, em especial este ano e neste momento em que o município retomou as atividades presenciais com 100% dos alunos simultaneamente, ainda considerando o cenário de pós-pandemia e seus desafios. “Após esse trabalho intenso de avaliação, identificamos pilares e definimos o planejamento das ações para o próximo ano letivo. Um dos mais importantes é o plano pedagógico, que além do planejamento curricular, envolve questões como infraestrutura, corpo docente, relacionamento com a comunidade escolar, familiares dos alunos e com as diretrizes do MEC (Ministério da Educação). Outro ponto essencial, que já faz parte das ações da Seduc, é o cuidado com a equipe escolar, o investimento na qualificação continuada dos professores. Seguindo as orientações do prefeito Aguilar Junior, toda a equipe da Secretaria de Educação está focada nas melhores ações para os mais de 20 mil alunos matriculados em nossa rede, concluiu”.
Outro aspecto amplamente trabalhado durante a Parada Avaliativa foi a importância da frequência e da participação ativa da família na vida escolar do aluno, e o quanto essa parceria deve ser estabelecida com foco no propósito comum entre ambos: preparar filhos e alunos para os desafios da vida.
As equipes gestoras das unidades, sempre dedicadas a realizarem o melhor, promoveram ações diversas para nosso principal público: nossos alunos!
A rede municipal de Caraguatatuba retomou no último dia 03 de novembro as atividades presenciais integralmente, com 100% dos alunos matriculados.
A medida foi adotada após o anúncio do governo estadual, no dia 13 de outubro, que tornou obrigatória a volta dos estudantes às aulas presenciais, após a avaliação e autorização do Comitê Científico do Governo de São Paulo.