A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, executou serviços de limpeza e pintura no monumento do Sesquicentenário da emancipação político-administrativa, inaugurado em 20 de abril de 2007 pelo então prefeito José Pereira de Aguilar. Os trabalhos encerraram na manhã desta segunda-feira (29/11).
Localizado no cruzamento das Avenidas Padre Anchieta e Prestes Maia, no Centro, o monumento foi criado pelo atual secretário de Obras Públicas, o engenheiro civil Leandro Borella, em comemoração ao aniversário de 150 anos da emancipação de Caraguatatuba. Na época, Borella ocupava o cargo de secretário de Urbanismo.
Desde setembro, servidores do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração já revitalizaram a Torneira Central, o marco inicial da distribuição de água encanada no município inaugurada em 1.919 (mas entrou em operação em 1.958), Coreto da Praça Cândido Motta, Obelisco, Chafariz do Massaguaçu, praça da Avenida Synezio Moreira Marcondes no Jardim Primavera (em frente ao Cartório de Registro Civil), estátua de Iemanjá e o monumento em forma de vela de barco na Martim de Sá, construído para homenagear o cantor John Lennon e a música “Deem uma chance a Paz” (“Give Peace a Chance”).
A equipe ainda passará por diversas praças, prédios públicos municipais, entre outros marcos de Caraguatatuba.