Foto: JC Curtis/Fundacc
#PraCegoVer: Na imagem, estudantes assistem poetisa declamar cordel durante intervenção artística ao longo da visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.
Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes e emprestada à FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
‘Mostra Sua Cara’ foi criada pelos alunos, com orientação dos professores Liliani Costa, de língua portuguesa, Daniel Silva, de educação artística, e Elaine Martins, professora de educação física. Liliani, Daniel e Elaine também monitoram o ‘Projeto de Vida’, matéria que integra a grade curricular da escola.
Segundo a professora Liliani, desde 2013 a escola promove a batalha poética ‘Slam’ em alusão ao mês da Consciência Negra, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi preciso buscar uma nova alternativa simbólica para a data, daí surgiu a ideia da exposição fotográfica.
A professora conta que os alunos gostaram da ideia e, no fim das contas, todos quiseram participar e compartilhar um clique em apoio, com frases inspiradoras. “Essa é uma manifestação social e cultural contra o movimento racista, porém, com uma visão alegre e mais leve”, disse ela.
Também faz parte da exposição um mural com a imagem de uma mulher negra com flores brancas em seus cabelos, onde cada pétala de flor possui uma palavra inspiradora de apoio ao movimento.
Ao todo, são 46 fotos, e aproximadamente 100 alunos que participaram da ação, seja fotografando ou ajudando na construção do painel com as flores.
Durante a visita, os estudantes também participaram de uma intervenção artística com a poetisa Keiliane Dias, que recitou um cordel inspirado na migração de sua família da Bahia para a grande São Paulo.
Keiliane é a autora da exposição poética ‘Profusão Visceral’, composta por um varal de poesias com obras escritas por ela aos 12 anos, quando sofria bullying e racismo na escola. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.
Também compartilhou um pouco sobre sua história o advogado Edivan Santos, em uma conversa motivacional sobre ‘Desenvolvimento Pessoal’ e superação, de forma reflexiva e descontraída.
Mês da Consciência Negra
No Mês da Consciência Negra, a FUNDACC preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica, com um encontro especial no Bate-papo Cultural com o tema ‘Protagonismo Negro’, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal. O episódio pode ser acessado pelo Facebook da Fundação (/Fundacc).
Compõe a programação as exposições de poesia ‘Profusão Visceral’, fotográfica ‘Mostra sua Cara’ e literária ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).