A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e a Marinha do Brasil realizam, neste sábado (5), uma ação na areia das praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha. O objetivo é orientar os condutores de embarcações sobre as regras para navegação em locais onde há banhistas e também verificar a documentação de lanchas, barcos, jet skis e bananas.
“Este é o começo de uma série de trabalhos em conjunto para deixar nossas praias mais seguras, assim como os nossos banhistas”, explica o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.
De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, são 10 recomendações de Segurança da Navegação que devem ser observadas pelos condutores de embarcações.
Manter distância dos banhistas, uso correto de equipamentos de salvatagens e obrigatoriedade de estar com a documentação correta são alguns itens que devem ser reforçados durante a abordagem.
Desde dezembro a Marinha do Brasil realiza a Operação Verão 2021-2022 – Navegue Seguro. Essas ações devem se concentrar até março, final da estação. A ideia é criar um diálogo com as comunidades marítima e náutica, divulgando a Operação por meio da produção de conteúdo educativo.
Segundo levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); desrespeito ao limite de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.
Confira as regras para uma navegação segura
1) Conduza sua embarcação com prudência para evitar acidentes;
2) Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
3) Mantenha a distância dos banhistas para evitar acidentes;
4) Mantenha os extintores de incêndio dentro da validade;
5) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo;
6) Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
7) Faça a manutenção correta da sua embarcação;
8) Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate, marina ou condomínio;
9) Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;
10) Não polua nossos mares e rios.