As ocorrências da Defesa Civil cresceram em mais de 20%, em janeiro, em comparação com dezembro de 2021. Foram 110 atendimentos no primeiro mês deste ano, sendo que, no mês anterior, foram contabilizadas 90 ocorrências diversas.
De acordo com o balanço da Defesa Civil (Janeiro), o maior número de ocorrências foi em relação à retiradas de abelhas em residências, comércios, via pública ou em órgãos públicos. Foram 51 atendimentos. Também houve nove chamadas para retirada de marimbondos e outros quatro para vespas.
Um aumento considerável, levando em conta que o total de capturas de abelhas, marimbondos e vespas, em dezembro de 2021, foram 29.
Por outro lado, o maior número de ocorrências em dezembro foi em relação aos deslizamentos de terra, totalizando 12. Em janeiro, foi apenas um escorregamento.
Os agentes da Defesa Civil ainda realizaram 17 vistorias em residências um a mais do que dezembro.
O número de quedas de árvores aumentou: 17, em janeiro, sendo que foram 10, em dezembro. Solicitações atendidas por encaminhamento do 156 foram oito, sendo 10 em dezembro .
É importante destacar que desde o dia 1º de dezembro de 2021 até 31 de março de 2022 Caraguatatuba está sob vigência do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e do Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Durante o PPDC e o PPDC-R, a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba fica toda mobilizada.
Eles têm por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.
Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.