Fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba e agentes da Delegacia da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, realizaram no sábado (5) uma ação nas praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha com o objetivo de orientar responsáveis por embarcações sobre a segurança aquaviária, além de fazer conferência dos documentos dos condutores e das embarcações.
Nesta operação, a fiscalização abordou cinco embarcações que rebocam banana boat e uma moto aquática onde a equipe de inspeção naval fez diversas orientações sobre a segurança da navegação.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que esse trabalho com a Marinha é um complemento das ações que já vem sendo realizadas pela fiscalização desde o ano passado.
Desde dezembro a Marinha do Brasil realiza a Operação Verão 2021-2022 – Navegue Seguro. Essas ações devem se concentrar até março, final da estação. A ideia é criar um diálogo com as comunidades marítima e náutica, divulgando a Operação por meio da produção de conteúdo educativo.
Segundo levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); desrespeito ao limite de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.