Mesmo após suspender os eventos de Carnaval em 2022, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover durante o mês de fevereiro ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
As ações serão realizadas com a ajuda da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e da Rede de Atenção Básica de Saúde.
Enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes explicou que embora a prefeitura tenha decidido não investir em shows ou carnaval de rua, muita gente vai promover eventos particulares e, por isso, as ações serão fundamentais. “As pessoas precisam se prevenir não só em uma época do ano, mas a gente sabe que no carnaval as infecções aumentam”, ressaltou.
É importante reforçar que eventos particulares devem seguir todos os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19.
As ações de prevenção às ISTs vão desta terça-feira (8) até o dia 26 de fevereiro. De início, todas as pessoas que passarem pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre os dias 8 e 11 de fevereiro, irão receber orientações quanto ao uso de preservativo, tipos de ISTs e tratamento.
A partir do dia 14 de fevereiro, a UAMI irá distribuir preservativos e material educativo em todos os quiosques da cidade. A ação vai até o dia 25.
Para encerar as ações de prevenção de fevereiro, a UAMI vai realizar no dia 26 a “Sessão Coruja”. As equipes da unidade irão percorrer casas noturnas, baladas e locais com grande fluxo de pessoas durante a noite. Durante a abordagem, serão oferecidos preservativos e material educativo para alertar sobre ISTs.
Serviço – A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.