A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou, neste mês, a instalação de mais abrigos de ônibus no município. Nesta etapa, serão mais 20 estruturas que se somam a outras 114 implantadas desde 2020.
O primeiro bairro a ser contemplado neste ano foi o Rio do Ouro onde o novo abrigo foi colocado na Avenida Argentina Miranda, antiga Avenida Rio do Ouro, na altura do número 608. O trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Aguilar Junior que destacou a importância da retomada das instalações.
“Este era um local que precisava do abrigo, principalmente, com a volta às aulas, para abrigar a comunidade e alunos em dias chuvosos”, explica Marcel Giorgeti, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
Para a moradora Marina Carla Marques dos Santos, 30 anos, a recolocação do abrigo é importante porque todos ficam mais protegidos contra a chuva e o vento. Esse também é o pensamento de Edvan da Silva Barros, 38 anos, principalmente porque o bairro tem muitas crianças e idosos.
Nesta segunda-feira (14) a equipe está no bairro Massaguaçu onde implanta o abrigo na calçada da escola da Rua Manoel Ricardo Francisco.
As instalações devem ocorrer conforme demandas geradas pela Central de Atendimento 156, demanda de passageiros e recolocação dos antigos abrigos de concreto que foram retirados por não apresentarem mais segurança aos usuários ou terem sido alvos de vandalismo.
Conforme a Secretaria de Mobilidade e Proteção ao Cidadão, os 20 pontos a serem instalados tem três metros de largura. Todos com capacidade para receber cadeirantes.
A implantação tem algumas etapas. Primeiro a empresa vencedora da licitação faz a base e chumba o material que vai receber a estrutura. É preciso esperar secar essa base. Depois da estrutura pronta, são colocados os vidros e a iluminação.
A expectativa da Prefeitura de Caraguatatuba é instalar mais 140 pontos de três metros e outros 40 de seis metros de largura.
Continuidade
As mudanças e implantações de novos abrigos em pontos de ônibus tiveram início em 2018 e atenderam bairros como Massaguaçu, Sumaré, Ipiranga, Martim de Sá, Jetuba, Prainha, Centro, Olaria, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Pontal Santamarina, Jardim das Palmeiras, Morro do Algodão, Porto Novo, Barranco Novo, Travessão, Jardim Tarumâs, Perequê Mirim, Pegorelli, Vapapesca e Jardim Britânia.
Na ocasião, foram 34 abrigos de seis metros cada, 22 de três metros e oito de nove, sendo alguns desses no terminal do Sumaré, defronte ao Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), defronte ao Serramar Shopping e próximo ao trevo do Poiares.
Os novos abrigos são feitos de aço galvanizado a fogo (para que não ocorra oxidação) e vidro temperado transparente (para mais segurança dos usuários). Também são resistentes para suportar o clima típico da cidade, de fortes ventos e muita chuva, além de serem anti-vandalismo.
Eles ainda têm algumas características especiais como aparelho de captação de energia solar, capaz de gerar iluminação no abrigo.