A Prefeitura de Caraguatatuba, através da secretaria de Educação (Seduc), em atenção à Lei 14.254/21, que instituiu o acompanhamento para educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) entre outros transtornos de aprendizagem, está sensibilizando a rede municipal de ensino desde o início do ano letivo com a realização de ações programadas sobre o tema.
Nos dia 3 e 4 de março foi realizada no Auditório da Fundacc e no Teatro Mário Covas a capacitação: “Conversando sobre o TDAH”, com a psicóloga Silvia Helena, para 412 profissionais do quadro de apoio escolar, entre Agentes de Desenvolvimento Infantil, Agentes de Apoio Escolar e Estagiários.
Foram apresentados, entre outras informações relevantes, dados sobre o diagnóstico, sinais e sintomas, sugestões de estratégias, dicas e ações para o desenvolvimento de habilidades importantes, como comunicação e afeto, a fim de auxiliarem no desenvolvimento integral do aluno.
A primeira ação da capacitação foi realizada em fevereiro, na sede da Seduc, para 30 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Paiva, a finalidade da abordagem do tema é aprofundar conceitos, concepções e processos sobre práticas pedagógicas de intervenção pós-diagnóstico para TDAH no contexto escolar, de maneira a atender, compreender e produzir práticas pedagógicas inclusivas aos alunos da rede municipal.
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como a desatenção, inquietude e impulsividade. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é mais comum em crianças e adolescentes e, em mais da metade dos casos, o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção e hiperatividade-impulsividade.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva, Daniela Lellis, explicou que as capacitações fazem parte de um conjunto de ações planejadas pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, com apoio do setor, sendo a próxima etapa um encontro temático com integrantes das equipes de gestão escolar.