A Pesquisa de Percepção do Turismo, coordenada pelo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR SP), e divulgada em fevereiro, mostrou que moradores de Caraguatatuba reconhecem a atividade turística como importante para a economia, geração de empregos e preservação da cultura local.
O estudo foi realizado pelo segundo ano consecutivo e buscou conhecer a percepção que as pessoas têm do turismo, com o objetivo de subsidiar gestores de turismo com informações relevantes para o futuro desenho de ações, programas e iniciativas na área para garantir que o crescimento sustentável do turismo no Estado esteja alinhado com os valores de sua população.
Caraguatatuba está entre as três cidades que tiveram mais participação de munícipes, com 599 respostas registradas, o que levou a superar a meta estabelecida pela Secretaria de Turismo do Estado, que era de, no mínimo, 190 formulários válidos – número suficiente para assegurar a análise detalhada do município.
Para a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a grande participação do público local se deu em razão do engajamento da gestão no compartilhamento da pesquisa. “Agradecemos a contribuição da população para atingir esse resultado. As opiniões e demandas identificadas no estudo irão contribuir diretamente para planejar e executar futuras ações da secretaria, considerando as percepções locais do turismo”, concluiu.
Contendo 31 perguntas de múltipla escolha, a pesquisa online foi realizada no período de 19 de novembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022, contabilizando 14.366 formulários respondidos em 287 cidades de todo o Estado. Os resultados apresentam um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 0,82%.
Conheça os principais resultados de Caraguatatuba
– 97,49% dos participantes reconhecem que o turismo beneficia a economia local;
– 96,49% concordam que o turismo é bom para a cidade
– 94,99% acreditam que o turismo é importante para a geração de empregos e;
– 67,34% consideram que o turismo ajuda a preservar e celebrar a cultura local.
O estudo completo está disponível no link: https://tinyurl.com/44naefm3.