SANTOS – Em comemoração aos 467 anos de Santos, vários eventos serão apresentados pela Cidade. Além do show, a programação oficial inclui atividades em homenagem aos 75 anos do Instituto Histórico e Geográfico, apresentação da Velha Guarda da X-9 e exibição do Grupo Feitiço e da Banda Trilha Sonora nas tendas da orla.
Além dos shows, as atrações para comemoração do aniversário da cidade santista incluem lançamento de livro, exposições, oficinas culturais, cinema e exibições de cultura popular.
No último dia 19, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos (Avenida Conselheiro Nébias, 689, Boqueirão) realizou uma sessão solene no Salão Nobre Martins Fontes, em comemoração aos 75 anos de fundação da entidade. Foram prestadas homenagens a antigos presidentes e colaboradores. Também houve apresentação da Banda do 2º Batalhão de Infantaria Leve.
Fábio Jr. – No sábado (26) às 20h, grandes sucessos do cantor Fábio Jr. podem ser conferidos na orla da praia do Gonzaga (ao lado do canal 2). O ponto alto do evento promete encantar o público com a interpretação de vários hits, além de músicas de seu último álbum, ‘Íntimo’, gravado em 2011.
Cantor, compositor, ator e apresentador, o artista está na estrada há mais de 40 anos. Neste período, gravou 26 CDs, 6 DVDs e também atuou em 17 novelas e 3 filmes.
Velha Guarda X-9 – Também no sábado (26) às 17h, o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro) recebe a roda de samba da pioneira X-9. A agremiação, fundada em 1º de maio de 1944, é a atual campeã do carnaval santista. Composições das décadas de 70 e 80 serão relembradas, como ‘Irresistível’, ‘Porta-bandeira’, ‘Relembrar’, ‘Sonhos’, ‘Promessas’ e ‘Exaltação à X-9’ A surpresa fica por conta de um samba em homenagem à Cidade. Entre os autores das músicas destacam-se Diamante, Aldo Português e Oda. Os ingressos são gratuitos e a distribuição começa uma hora antes do show, na bilheteria do local, com limite de dois ingressos por pessoa. O Teatro tem capacidade para 300 lugares.
Feitiço e Banda Trilha Sonora – Dois grupos conhecidos na região fazem show nas tendas da orla, dentro da programação do Aniversário da Cidade. Tradicional no mundo do samba, o grupo Feitiço se apresenta no sábado (26), na Tenda 3 (localizada na orla do Boqueirão), e domingo (27), na Tenda 4 (Embaré). Já a Banda Trilha Sonora se exibe no dia 26, na Tenda 5 (Aparecida), e no dia 27, na Tenda 1 (Pompeia). Os shows ocorrem das 19h às 23h. Ainda dia 27 as outras barracas abrigam apresentações da Banda Modullum (Tenda 2, Gonzaga); Oscar Guzella e Orquestra (Tenda 3) e Luiz Romano & Cia (Tenda 5, Aparecida).
A apresentação da ‘Festa da Música de Santos’ começou com show de Danilo Caymmi & Jazz Big Band, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico), nesta quinta-feira (24), às 21h.
Já nesta sexta-feira (25) ao meio-dia, houve apresentação na Praça Mauá (Centro) da cantora Verônica Ferriani. À noite, às 19h, na Praça Rui Barbosa (Centro), a Roda de Samba do Ouro Verde faz exibição em tributo ao ‘Música na XV’ e, às 21h, é a vez de Digo Maransaldi & Banda comandarem o palco. No mesmo horário, o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100) recebe Filó Machado & Cibele Codonho em show que homenageia Tom Jobim. Os ingressos (dois por pessoa) devem ser adquiridos gratuitamente no dia 24, das 14h às 19h, na bilheteria do Teatro.
Música – Sábado (26) às 15h, a Bolsa Oficial do Café (Rua XV de Novembro, 95) recebe Maurício Fernandes Quarteto. Na Zona Noroeste, às 17h, o palco é o Instituto Arte no Dique, que traz a Banda Carlos Bronson e Coletivo Querô. Na Ponta da Praia, às 19h, a opção é o show Lula Barbosa & Amigos do Clube do Choro, com participação especial dos Meninos Chorões da Escola de Choro (Praça Luiz La Scala, no Chorinho no Aquário). Encerrando a programação do dia, às 20h, a Banda Musirama se apresenta no Parque Roberto Mário Santini (Emissário Submarino).
E no domingo (27), às 15h, a Bolsa Oficial do Café abriga concerto com o Trio Chorata. Já no Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino), às 18h, o Grupo Zabelê de Cultura Popular também mostra o swing do maracatu. Às 19h, no mesmo local, Jôh Correia e Coletivo Querô, do Instituto Arte no Dique, encerram a programação.
As atividades da ‘Amostra Cultural Quiloa’ inicia nesta sexta, às 19h, na Casa da Frontaria Azulejada, onde ocorrem exibições de filmes e música, exposições de figurinos do maracatu e de fotos (mostrando a cultura popular), além da apresentação da cena Canção para Othelo, show do Coletivo Futuráfrica e intervenção do Maracatu Quiloa.
Quer visitar o local no sábado, pode conferir a palestra ‘A Dança do Maracatu’; as oficinas culturais Maracatu Nação – figurino, A Origem do Choro, Candombe Uruguaio – percussão e Maracatu do Baque Virado – percussão; e exibições de filmes agitam a programação, a partir das 10h.
Ainda pelas ruas do Centro Histórico, no sábado, o Cortejo de Maracatu do Quiloa mostra o melhor do ritmo recifense, a partir das 16h. A festa termina, na Praça Mauá, com shows de Candombe, Coletivo Futuráfica e da cantora Simone Ancelmo.
Ação do Coração – Às 19h de sábado, o foyer do Coliseu é palco para o lançamento do livro ‘O Dia do Amor: Diário da Ação do Coração’, que reúne 313 imagens do evento, ocorrido em agosto de 2012, com público de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações artesanais colocados na Praça Mauá. A iniciativa foi realizada pelo ator Alexandre Camilo, presidente da Organização Eduardo Furkini. A entrada é franca.
Antes do lançamento, às 18h, ocorrem shows com Caio Mesquita e convidados e o Quarteto da Associação Eduardo Furkini, no palco do Coliseu. Para assistir estas exibições é preciso fazer a pré-compra do livro. O voucher, no valor de R$ 50,00 (preço da edição), pode ser comprado em três locais: na livraria Realejo, no Sesc (de terça a sexta-feira, das 15h às 21h, e sábados e domingos, das 13h às 18h30) e no Museu do Café. Já o livro começará a ser vendido, no dia 26, no foyer do Coliseu, às 19h.