Um dos lugares mais aprazíveis e bonitos de Caraguatatuba, o Parque Estadual Serra do Mar recebeu um grupo de 50 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), entre idosos e pessoas com deficiência (PcD), para uma visita monitorada, na última sexta-feira (18).
Desde 2019, o Parque conta com uma trilha acessível, a Trilha das Palmeiras, que permite idosos e PcD percorrerem um caminho de 1 km, observando mata, animais e insetos nativos da Mata Atlântica, terminando em uma piscina natural de água doce.
Um dos que usufruiu dessa trilha foi Rogério de Júlio, 33 anos, que faz uso de cadeira de rodas. No percurso, o rapaz avistou alguns pássaros e, ao final, entrou na piscina, auxiliado pela fisioterapeuta e coordenadora do Ciapi, Karina Melo, e cuidadores da entidade.
“Passei uma tarde maravilhosa no parque. Poder sair da cadeira de rodas e entrar na água foi uma delícia e espero repetir mais vezes”, afirmou.
Para o casal Sueli e Antônio Machado, 72 e 77 anos, que não conhecia o Parque, o momento de lazer foi novidade. “Moramos há 14 anos em Caraguatatuba e não conhecíamos a reserva. Lá, pudemos apreciar as belezas da natureza preservada. Terminamos o passeio confraternizando com um lanche e canto e foi muito alto astral”, contou.
Outra dupla que curtiu a recreação foi Paula e Celso Luiz Tosetto, 60 e 61 anos. “O dia estava bonito e vimos espécies de borboletas lindas no caminho. Foi um momento de diversão e para limpar a mente das preocupações”, disse a esposa.
O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, que, por meio do Centro Dia e do Centro de Convivência, proporciona atividades que promovam uma vida saudável e ativa aos idosos e Pcd.