Há 7 meses o Lar São Francisco expandiu o trabalho social, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), à zona Norte, do Jardim Terralão ao Massaguaçu, para atender, em domicílio, idosos em situação de vulnerabilidade. O serviço começou em agosto do ano passado e já atendeu 263 famílias.
O trabalho é voltado à pessoa idosa carente, com perdas funcionais. Cuidadoras são responsáveis por visitas diárias ou em dias determinados aos assistidos para cuidados como banho, atenções relativas à higiene pessoal, orientação quanto à melhor organização doméstica, aos familiares, entre outros.
Uma das beneficiadas é Rosa Figueiredo Lopes, 79 anos, moradora do Jetuba, que se emociona ao falar do atendimento recebido.
“Foram anjos que chegaram à minha casa para ajudar. Faço uso de cadeira de rodas e moro com meu marido de 82 anos e que já sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) e uma filha com deficiência de 57 anos. Recebi a visita da equipe do Lar São Francisco com assistente social, enfermeira e cuidadora. Elas cuidam de nós três. Precisávamos muito, principalmente com essa pandemia (Covid-19). A vida da minha família melhorou, imensamente, com a presença dessas pessoas em nossa casa. Só tenho a agradecer”, declarou.
O Lar São Francisco de Assis iniciou os trabalhos há 21 anos e mantém cooperação com a Prefeitura desde 2013. A parceria entre as duas instituições já assiste a 90 idosos e familiares na região Sul, do Morro do Algodão ao Perequê-Mirim.
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, ressaltou a importância da parceria com o Lar São Francisco de Assis: “É um trabalho de grande relevância para o município e só tenho a agradecer ao prefeito Aguilar Junior que proporcionou a ampliação desse serviço e a toda equipe de profissionais responsáveis pelas visitas e cuidados, que faz a diferença junto aos idosos que mais precisam de acolhimento”, declarou.