Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba retomaram na última semana as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa é uma parceria entre o 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) e a Prefeitura de Caraguatatuba, promovido pela da Secretaria de Educação, por meio do Setor de Projetos.
O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. A principal missão é orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas, como álcool e cigarro ou ilícitas.
As lições são passadas aos estudantes de forma leve e divertida, com apoio de atividades interativas, apoiadas em uma cartilha estruturada com linguagem apropriada para a idade dos alunos.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que o Proerd faz parte de um conjunto de ações de ‘Formação Cidadã’, promovido pelo Setor de Projetos da Seduc, e que tem como objetivo ensinar estratégias de resistência e de tomada de decisão aos alunos. “A proposta é fornecermos ferramentas que ajudem nossos estudantes a desenvolver habilidades que os permitam realizar escolhas seguras, responsáveis e saudáveis”, disse.
Este ano, cerca de 2 mil alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam do Proerd. São alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos.
O programa conta com 10 encontros/aulas com duração de 45 a 60 minutos, proferidas pelo CB PM Leandro Pereira, que aborda também questões de civismo, cidadania e valores humanos.