Permitir a venda de produtos produzidos e comercializados por produtores rurais de Caraguatatuba na região do Vale do Paraíba. Este é um dos eixos do programa Consórcio Empreendedor, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com os municípios.
Em Caraguatatuba, a Prefeitura tem como um dos objetivos a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que vai permitir a comercialização dos produtos em toda a região integrante do Consórcio Intermunicipal 3 Rios.
Esse assunto foi discutido na reunião realizada neste mês, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e contou com a presença do gestor do Sebrae de Caraguatatuba, Cauê Rubio, o funcionário do setor de compras da Prefeitura, Lázaro Victor de Assis Ribeiro, e da área de licitações, Ricardo Balbino de Souza, além da servidora Cláudia Viana, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
“Essas ações devem beneficiar produtores rurais diretamente, ampliando o mercado consumidor da região e oferecendo controle e qualidade dos produtos, além de aproximar fornecedores da demanda de aquisição do município”, explica Rubio.
Esta aproximação será possível com a implantação de bases de gestão estruturada de compras públicas nos municípios paulistas. Por isso, tem sido feita a capacitação básica de gestores de compras públicas e de fornecedores; apoio às prefeituras para registro de fornecedores do município; além de mutirão de cadastramento de fornecedores locais.
Ainda conforme Cauê Rubio, dentro do Consórcio Empreendedor, Caraguatatuba foi contemplada com oito soluções distintas, com projetos já em fase de desenvolvimento, que têm por objetivo dar escala regional às políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora.
“O programa traz consultorias, treinamentos e parcerias relevantes de instituições como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)”.