O esporte e a educação estão aliados em uma forte ferramenta de transformação social e o lutador de boxe de Caraguatatuba, Wesley Faria, 13 anos, é uma prova disso.
O atleta, que iniciou na modalidade apenas com seis anos, conquistou uma bolsa de estudos no Colégio Adventista, através do técnico de boxe do São Paulo Futebol Clube, Jorge Renato Machado Quintella.
A conquista da bolsa se deus após uma das visitas da equipe de Caraguatatuba para treinar no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), do São Paulo Futebol Clube. O treinador se sensibilizou com a história do jovem, que desde pequeno auxilia a mãe na coleta de latas de alumínio para ajudar no sustento da família.
“É mais do que um sonho realizado, é uma grande conquista para mim e para minha família. Estou muito orgulhoso e vou agora me esforçar muito mais, sei da responsabilidade e da grande chance que tenho. Estou muito feliz”, disse Wesley Faria.
A mãe de Wesley, Daiana Regina de Faria, de 30 anos, comenta a alegria de ver um sonho do seu filho sendo realizado. “Agradeço todo, os treinadores de Caraguatatuba e do São Paulo Futebol Clube, em ajudarem a realizar o sonho do meu filho. Ele está amando cada dia e cada aula, é gratificando ver seu filho chegar cada vez mais animado nas aulas. Muito obrigado a todos”, diz.
Além da bolsa de estudos, Wesley obteve ajuda para adquirir os uniformes escolares e já iniciou seus estudos.
O técnico e professor Jorge Renato Machado Quintella, diz que conhece o pequeno lutador desde o início de sua breve carreira e que vê nele uma pessoa boa, que tem grandes futuros no boxe e na vida.
“Ele é um menino campeão, vamos escutar muito o nome dele ainda. Na primeira vez que o vi, fazendo movimentos de Boxe, comentei para o técnico Alvino que ele tem um grande talento. Quando eu disse isso, não imaginei que as coisas aconteceriam tão rápido na vida desse menino”, explica.
“Wesley é um jovem batalhador, um guerreiro. Não só como um boxeador, mas como um garoto exemplar, um filho bom. No começo desse ano, em uma conversa, ele me disse que um dos grandes sonhos dele era estudar no colégio. Prometi para ele que iria conseguir uma bolsa e agora ele já está estudando na escola. Eu vejo um grande futuro para ele, não só no boxe, mas também como um excelente professor e filho”, complementa.
“A partir desse ano ele já começa representando o São Paulo Futebol Clube em algumas competições e tenho a convicção que, no futuro, ele será um campeão mundial dos pesos pesados”, finaliza.
“O esporte pode oferecer uma vida melhor para as pessoas e é isso que está acontecendo aqui. Temos que agradecer muito o professor Quintella pela linda atitude. Eu, meu marido e auxiliar técnico Alvino Camilo agradecemos ainda o prefeito Aguilar Junior por toda ajuda e estímulo ao esporte”, disse Joelma da Silva Prado, técnica de boxe de Caraguatatuba.
O secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Edvaldo Ormindo, ressalta a importância do esporte como uma ferramenta de transformação social. “É lindo de ver nossos atletas crescendo e se formando cidadãos através do esporte. Temos bons exemplos e agora o Wesley está se tornando um deles. Sei da dedicação da equipe de Boxe da nossa cidade, que trará grandes resultados para Caraguatatuba no futuro”, disse.