Brasileiro ganha novamente Prêmio Rei da Espanha
Pela segunda vez consecutiva, Wilton de Sousa Júnior é o vencedor na categoria Fotografia.
Wilton de Sousa Junior, fotojornalista brasileiro, ganhou pela segunda vez consecutiva o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, na categoria Fotografia. Neste ano, o fotógrafo concorreu com uma foto que mostra indígenas protestando em uma avenida do Rio de Janeiro durante a Rio+20, que ilustrava a matéria intitulada “Índios adotaram estratégias diferentes”, no jornal O Estado de São Paulo.
Wilton Júnior, 38 anos, é fotógrafo há 20 anos e desde 2001 trabalha na filial do jornal no rio de Janeiro. A matéria foi publicada no dia 24 de junho de 2012. Em entrevista para a agência EFE, Wilson declarou que a premiação mostra a importância da luta de um povo por seus direitos.
Na edição anterior, Wilton Júnior já havia vencido o mesmo prêmio também na categoria Fotografia, com a foto da presidente Dilma Rousseff em uma cerimônia da Academia Militar das Agulhas Negras, onde parecia estar trespassada por uma espada. A mesma foto também lhe rendeu o Prêmio Esso de Fotografia de 2012.
Sobre o Prêmio rei da Espanha, ele também comenta que ficou muito emocionado no ano passado quando recebeu o prêmio pessoalmente das mãos de Juan Carlos I, rei da Espanha.
A premiação foi de 6 mil Euros e uma escultura do artista espanhol Joaquín Vaquero Turcios.