Como parte das comemorações do aniversário de 165 anos de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (20) será dada a ordem de serviço da obra do enrocamento do Rio Juqueriquerê no bairro Porto Novo.
Esta é uma das mais importantes obras investidas pela Prefeitura e será decisivo para a melhoria no sistema de drenagem da região sul da cidade, que é um dos principais objetivos da gestão. Além disso, também será benéfico para a comunidade pesqueira e o turismo náutico.
Hoje, o Rio Juqueriquerê é um dos principais redutos de água doce do Litoral Norte e o maior rio navegável da região. Com 13 km de extensão, suas águas desembocam na praia das Flexeiras.
E para melhorar as condições de navegabilidade e o encontro das águas com o mar, a foz será contemplada por dois molhes (muros de pedras). O muro de pedra sul será o maior, com 1.366 metros de comprimento. O muro de pedra norte terá 1.204 metros de comprimento, além de 1,5 metro de profundidade cada.
A distância entre ambos será de 180 metros na área de amarração entre a praia e o encontro do rio. No alto mar, os muros afunilam e chegam a cerca de 100 metros de distância entre um e outro.
O empreendimento também vai beneficiar os munícipes e turistas que visitam a cidade, impactando positivamente na economia local. E para colocar o projeto em prática foi investido cerca de R$ 41 milhões.
De acordo com o prefeito da cidade, Aguilar Junior, esta é uma das obras mais complexas do município. “Investimos em alta tecnologia e muitos estudos para projetar a contenção das margens do rio e conseguir a licença ambiental. Além de todas as melhorias, a obra ainda vai gerar novos empregos para Caraguatatuba.”, disse.
Após o fim da licitação e com a ordem de serviço autorizada, o contratante vencedor da Concorrência Pública terá 27 meses para a conclusão da obra.