A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu nesta semana balanço do projeto Nova Onda sobre as ações esportivas desenvolvidas no município desde o início de suas atividades, no fim de dezembro de 2021.
Neste período e dentro de 120 dias, respeitando as orientações sanitárias no combate à pandemia da Covid-19, o projeto iniciou o processo de retomada gradual das atividades esportivas nos 39 núcleos do município com a oferta de 28 modalidades esportivas ao todo. O mês de fevereiro foi marcado pela retomada oficial das atividades esportivas, para os munícipes, além dos atletas de alto rendimento, praticarem as modalidades de forma gratuita.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, exalta a qualidade e seriedade da Prefeitura de Caraguatatuba com o retorno das atividades esportivas em todo município. “Foi uma missão dada pelo prefeito Aguilar Junior, em retornarmos, após dois anos de pandemia, com força total nas atividades esportivas em nossa cidade. Agora, pretendemos melhorar e ampliar ainda mais para que todos os moradores de Caraguatatuba tenham a oportunidade de praticar alguma atividade esportiva”, diz.
Desde o início das atividades, as modalidades que mais tiveram procura foram natação, hidroginástica, ginástica funcional, futsal, futebol, jiu jitsu e karatê. A modalidade de ginástica funcional, por exemplo, teve a implantação de 36 novas turmas em mais de 10 núcleos, o que permitiu uma maior oferta em todo o município, além da estrutura já em operação, que conta com mais de 400 turmas em atendimento distribuídas nos eixos social, alto rendimento e Atleta com Deficiência Pessoa com Deficiência (AcD/PcD).
As modalidades esportivas de Caraguatatuba são: atletismo, basquete, beach soccer, bicicross, boxe, capoeira, futebol, futebol americano, futebol society, futevôlei, futsal, ginásticas funcional e rítmica, handebol, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, modalidades acd/pcd (atletas e pessoas com deficiência), muay thai, natação, hapkido, skate, tênis de campo e de mesa, vôlei de praia, voleibol e voleibol adaptado.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação e projeto Nova Onda, existe a previsão de abertura de novas turmas e novos núcleos nos próximos meses para o melhor atendimento aos munícipes de Caraguatatuba. Além disso, o projeto conta com a distribuição de kits lanches, entregue aos alunos nos finais das aulas das modalidades.
Além dos atendimentos nos núcleos esportivos espalhados de norte a sul de Caraguatatuba, o projeto Nova Onda realizou mais de 200 atendimentos mensais, desde fevereiro, na Praia Para Todos, que atende a população ACD/PcD da cidade e proporciona a oportunidade para que turistas conheçam este projeto na prática. No local, é possível participar do banho de mar com cadeiras anfíbias, além de praticar stand up paddle e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado/sentado e passeio de handbike (bicicleta adaptada para PcD).
Inscrições
É possível se inscrever nas modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, através do projeto Nova Onda Caraguá, gratuitamente a partir dos 6 anos de idade.
As inscrições podem ser feitas através do site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao.
Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado. Para atendimento presencial, basta se dirigir ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), localizado na Av. José Herculano, n° 50.
A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de cópia de atestado médico e uma foto 3×4 para realizar a inscrição.
Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.