No último dia 20 de abril, Caraguatatuba completou 165 anos de emancipação político-administrativa. Em comemoração à data, uma série de eventos foram realizados pelo município.
Nas comunidades dos bairros Travessão e Pegorelli, localizados na região Sul, foram inauguradas três novas unidades escolares, sendo uma de Ensino Fundamental (EMEF) e dois Centros de Educação Infantil (CEI/EMEI).
EMEF Profª Débora Valle da Silva Pilon
Na quarta (20) foi entregue a EMEF Prof.ª Débora Pilon, que atenderá até 540 alunos do Ensino Fundamental. A cerimônia foi marcada por muita emoção. Representando sua família, Ildevalde Pilon, marido da homenageada, contou que recebeu do prefeito Aguilar Junior a notícia de que sua saudosa esposa seria a patrona da nova unidade escolar. Tomado pela emoção, ele descreveu aquele instante como um momento ímpar. “Estou sem palavras pela homenagem. Débora foi uma pessoa que sempre lutou, viveu e respirou a educação. Ela acreditava que a educação transforma”, disse.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, parabenizou a todos os munícipes pelo aniversário da cidade e elogiou o time da Secretaria Municipal de Educação. “Temos os melhores educadores do Brasil e que fazem o melhor para nossas crianças”, disse. Ele, ainda, destacou que até o final de sua gestão há a previsão de entrega de mais quatro unidades escolares.
A dona de casa Cintia Henrique Pereira, 45 anos, moradora do bairro Travessão acompanhou a cerimônia de entrega da EMEF Débora Pilon.
Mãe do aluno Joelson Pereira Junior, 6 anos, ela contou que está na expectativa do filho estudar na nova escola. “Vai ser muito bom porque está pertinho da minha casa”, disse.
CEI/EMEI Stela da Silva
No sábado (23) foi inaugurado o CEI/EMEI Stela da Silva, no Travessão, unidade que atenderá aproximadamente 300 crianças de 0 a 5 anos.
Cintia Yara Barbosa, filha da homenageada, destacou que sua mãe sempre prezou pela educação como um forte valor, mesmo tendo sido breve a sua carreira de professora. “Ela sempre esteve ligada à educação e agora seu nome será eternizado não só para mim, mas para toda a cidade”, disse emocionada.
O prefeito Aguilar Junior, em sua fala, destacou a satisfação e alegria de partilhar com a população cada entrega de um prédio público. Sobre a homenageada, ele ressaltou sua atuação social e cidadã. “Stelinha foi uma profissional que formava pessoas através de sua postura e seu exemplo”, disse.
Moradora da região, Melissa dos Santos, 19 anos, é mãe do pequeno Thomas Carvalho Reis, de um ano e oito meses e está feliz com a inauguração da unidade. “Já inscrevi meu filho na lista e espero que ele venha logo para cá”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou que, sob a gestão do prefeito Aguilar Junior, os esforços estão concentrados na ampliação do número de vagas e na qualidade do atendimento prestado aos alunos. “Este é um momento de alegria, em entregarmos mais uma unidade escolar. São mais 300 vagas para atendermos nossas crianças com qualidade”, disse.
CEI/EMEI Inspetora Waldete Ferreira de Souza
Também inaugurada no sábado (23), a unidade fica no bairro Pegorelli e atenderá até 336 crianças de 0 a 5 anos.
Elivânia Ferreira da Silva Santos, filha da homenageada, emocionada, partilhou um pensamento de sua mãe que dizia: “nada se leva daqui quando alguém parte, somente o que é realizado”. A filha disse que sentiu que sua mãe queria continuar “Vou continuar por ela, pois foi esse legado que ela nos deixou”, disse.
O prefeito Aguilar Junior fez questão de lembrar da homenageada como ‘Tia Dete’, que fez parte de sua vida e de sua família e era uma pessoa que respeitava a educação. “Ela foi uma pessoa que levantou a bandeira da cidade, da região sul”.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou de perto as inaugurações. Ela destacou em sua fala a gratidão que sente em estar à frente da secretaria e conduzir a equipe de profissionais que compõem a pasta. “Sempre que tenho oportunidade agradeço ao prefeito Aguilar Junior pela oportunidade e confiança em mim creditada. Todo esse trabalho só é possível devido ao timaço de profissionais dos quais tenho orgulho de conduzir. Minha gratidão a cada um de vocês que se esforçam e se dedicam no dia a dia para entregarmos o melhor aos nossos alunos”, concluiu.
Com as entregas, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba passou a contar com 57 unidades escolares e duas conveniadas. Atualmente, a rede atende cerca de 20 mil alunos nas etapas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.