A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), em parceria com a Sabesp, realiza nesta quarta-feira (27), uma nova ação para entrega de documentação de guias de emplacamento, desta vez na Avenida Cardeal, no bairro Jardim Gaivotas.
Com esse documento, o morador consegue a autorização para instalar a caixa de inspeção na calçada e solicitar a ligação de esgoto à rede coletora implantada na referida via. O atendimento à população será realizado das 9h às 16h, em tendas montadas em um ponto central da avenida.
A estimativa da Secretaria é entregar mais de 100 guias nesta ação, a qual funcionará, ainda, para esclarecer dúvidas, permitir a consulta de processos e prestar informações gerais sobre ligação de esgoto e caixa de inspeção, com a presença de funcionários da Sabesp.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a ideia desse tipo de atendimento é facilitar a adesão ao serviço de esgotamento sanitário. “Com esse modelo, além de aproximar a Prefeitura da população, colaboramos para acelerar o processo regularização das ligações domiciliares de esgoto no município, assim como melhorar a qualidade de vidas das pessoas”, destacou.
Com essa espécie de mutirão, a Secretaria de Urbanismo procura atender um maior número de munícipes, evitando que eles tenham de se deslocar até o bairro Sumaré, e, ao mesmo tempo, tendo a certeza que a ligação de esgoto será feita com maior brevidade. A iniciativa também já atendeu moradores das ruas Pica-Pau, Falcão, Saíra e Pavão de Ouro, ambas no Jardim Gaivotas.
Investimentos
Em agosto de 2021, a Sabesp e o Governo do Estado de São Paulo inauguraram o sistema de esgoto nos bairros Jardim Gaivotas.
As obras fizeram parte do Programa Onda Limpa e consistiram na execução do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto e a instalação de estações elevatórias e emissários para bombeamento do esgoto coletado.
Nas obras do Jardim Gaivotas foram assentados 19,1 mil metros de rede e executadas 1.954 conexões domiciliares de esgotos, atendendo quase 9 mil pessoas do bairro. O investimento foi de R$ 12,1 milhões.
As obras do Jardim Gaivotas melhoraram as condições de vida de toda a população e impactaram positivamente no meio ambiente e contribuíram para a melhoria da balneabilidade das praias do Litoral Norte.