O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições do dia 2 de outubro termina nesta quarta-feira (4/5), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou no site https://www.tre-sp.jus.br/ (no link do Atendimento Online). O atendimento presencial vai das 9h às 18h e é por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio.
Após a data, o cadastro eleitoral é fechado para organização das eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais no dia 2 de outubro. O eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.
Os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 2 de outubro, também já podem tirar o título. O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.
Até o momento Caraguatatuba conta com 619 eleitores alistados que completam 16 anos até o dia do pleito, com 16 anos completos e 17 anos de idade. A cidade ainda possui 5.945 eleitores acima de 69 anos. Atualmente, o município totaliza 91.114 eleitores.
O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775, no Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). O atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398 ou pelo e-mail ze206@tre-sp.jus.br.
Atendimento on-line
É possível solicitar o alistamento eleitoral por meio do Atendimento Online do TRE/SP. Após o procedimento de envios dos documentos digitais, o eleitor deve baixar o aplicativo e-título, e inserir o número de título gerado. Passados alguns dias, as informações do eleitor estarão atualizadas no aplicativo.