Representantes da secretaria municipal de Educação de Caraguatatuba participaram na última semana do primeiro encontro formativo do Currículo Paulista em Ação para as redes municipais, realizado em São Paulo.
O projeto tem a finalidade de viabilizar o processo de Implementação do Currículo Paulista, homologado em 2019, e de apoiar as redes estadual e municipais no (re) planejamento das propostas curriculares em seus contextos locais e, também, garantir os direitos dos estudantes às aprendizagens essenciais apresentadas no documento.
A coordenadora do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães, contou que os temas abordados durante os três dias do encontro foram: Educação Integral, Educação Inclusiva e Metodologias Ativas. “Refletiu-se sobre o desafio que é pensar o trabalho de implantação curricular frente ao contexto de pós-pandemia para que possamos oportunizar uma educação de qualidade e com equidade”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o próximo passo será reunir os coordenadores pedagógicos da rede para realizar oficinas e estudos, já que eles serão os multiplicadores nas unidades escolares.
Os demais ciclos formativos, abordarão as temáticas sobre Formação Básica (ciclo 2), e Aprofundamento (ciclo 3).
O programa “Currículo em Ação” é promovido por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) e da Undime São Paulo. A ação envolve o processo de melhoria da qualidade da Educação Básica do Estado de São Paulo e a formação continuada dos profissionais da Educação, por meio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).