A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, renovou contrato com a ‘Casa Beija-Flor’, instituição social sem fins lucrativos que realiza projetos sociais na cidade. O novo vínculo é valido até março de 2023.
Atualmente, a Casa Beija-Flor realiza três tipos de serviços no município, sendo dois deles relacionados ao atendimento de convivência e fortalecimento de vínculos, além de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que são encaminhados pelo juizado da Vara da Infância e Juventude.
O centro é dividido em três núcleos, que juntos atendem mensalmente mais de 250 pessoas, por meio dos projetos ‘Céu Azul’, nos bairros Barranco Alto e Gaivotas e, ainda, no Jardim Jaqueira, com a iniciativa ‘Família Feliz’.
Nesses locais, são ofertadas diversas oficinas como dança, música, futebol, tênis de mesa, artes marciais, mangá, skate, espanhol, jiu-jitsu, artesanato e brinquedoteca, além dos grupos socioeducativos.
Para ter acesso aos serviços, o encaminhamento é feito pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A Casa Beija-Flor atende crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos, além de adultos entre 18 e 59 anos.
A Prefeitura também possui parceria no serviço de acolhimento provisório, com estrutura para acolher até 40 crianças e adolescentes com privacidade, mediante Sistema de Garantia de Direitos, bem como com a rede socioassistencial, de Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Conselho Tutelar.