Cerca de 15 educadores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram na última terça-feira (10) de uma capacitação sobre compostagem como prática pedagógica para as escolas. A atividade foi realizada no Viveiro Municipal, localizado no Jardim Itaúna, região central de Caraguatatuba.
Os participantes, entre agentes de desenvolvimento infantil e professores, já fazem parte do Projeto Horta Educativa.
O objetivo deste primeiro encontro foi proporcionar aos participantes conhecimentos técnicos básicos sobre reciclagem de resíduos orgânicos através de ações de compostagem nas escolas. A intenção é oferecer uma visão geral das oportunidades e possibilidades de se aliar o ensino à prática da compostagem, orientar como fazer a separação dos resíduos orgânicos e realizar o processo de compostagem com o envolvimento de estudantes, além de demonstrar o papel da compostagem como fertilizante no cultivo de plantas e hortas na escola.
Durante a atividade, os educadores aprenderam a montar dois tipos de composteiras, que podem ser facilmente reproduzidas nas escolas.
A capacitação foi uma parceria realizada entre o setor de Projetos da Secretaria de Educação, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura do Estado. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Gilberto Figueiredo e pela técnica agropecuária Cláudia Viana