O resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será divulgado na próxima sexta-feira (20/5), no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As provas para os cargos de nível fundamental de recenseador e das funções de nível médio de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) foram aplicadas em 10 de abril, nos períodos da manhã e da tarde, em todo o Brasil. A coleta de dados nos domicílios inicia no dia 1º de agosto.
O IBGE destinou 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal e 10 de agente censitário supervisor para as regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Ao todo, 310 pessoas se inscreveram no processo seletivo no município. O IBGE vai contratar temporariamente 183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais e 18.420 agentes censitários supervisores, observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas e pardas (PPP), em todo o país. As inscrições para o processo seletivo simplificado ocorreram entre os dias 15 de dezembro e 21 de janeiro.
Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 contabilizou 100.840 pessoas residentes no município.
Vencimentos
A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do funcionário, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Os valores da remuneração poderão ser estimados em um simulador que ficará no disponível no site https://censo2022.ibge.gov.br/. A carga horária mínima a ser cumprida é de 25h semanais. O contrato tem previsão de até três meses.
A função de agente censitário municipal (ACM) possui carga horária de 40h semanais e salário de R$ 2.100. O cargo de agente censitário supervisor (ACS) conta com jornada de 40h semanais e salário de R$ 1.700. Ambos terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais. O trabalho dos profissionais pode se estender por cinco meses.
A prorrogação do contrato (Lei Federal nº 8.745/1993) das três funções ocorrerá com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.