Cerca de 30 taxistas se reuniram nesta semana no auditório da secretaria de Saúde, no Jardim Primavera, para discutir a padronização dos veículos do serviço em Caraguá. No encontro foram debatidos assuntos relacionados à cor, número de identificação, pontos de táxis, sistema de comunicação, uniforme, tarifa e utilização de automóveis sedans no transporte dos passageiros.
A reunião contou com a participação do prefeito Antonio Carlos; do vice-prefeito Antonio Carlos Júnior; do secretário de Trânsito, João Batista Amandes; da secretária de Governo, Marina de Fátima de Oliveira; e do diretor de Julgamentos, Autuações e Transporte Público, Cássio Armani.
Na ocasião o prefeito Antonio Carlos, também pediu para os taxistas oferecerem um atendimento para o público que gosta de sair à noite, em razão da Resolução 432/13 do Conselho Nacional de Trânsito. A medida tornou mais rigorosa a Lei Seca, sancionada em dezembro. A nova regulamentação baixou os limites de tolerância de álcool no teste do etilômetro. O limite passou a ser de 0,05 miligrama de álcool por litro ar. Antes, o limite era de 0,1 miligrama. No caso de teste sanguíneo, a tolerância para o nível de concentração de álcool é zero.
O secretário de Trânsito, João Batista Amandes, explica que, após o Carnaval, uma nova reunião com a categoria será agendada. Segundo Amandes, os taxistas elegerão um coordenador geral dos pontos de táxi e, depois da escolha, uma comissão levará as reivindicações classe ao poder público.
A secretária de Governo, Marina de Fátima de Oliveira, disse que o usuário ganha um serviço de qualidade com a padronização da frota de táxi. “Queremos implantar a medida o mais breve possível, assim que a comissão e as estratégias forem definidas.”
O Decreto 75 de 2 de junho de 2011 regulamenta e reformula as normas do serviço de táxi no município.