A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (24), uma homenagem aos alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, 40 alunos da rede municipal se destacaram na competição, tendo 35 recebido menção honrosa e cinco medalhistas, entre bronze e prata.
A cerimônia foi realizada no Salão Monteiro, na sede da Secretaria de Educação e contou com a participação do prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva. Pais, familiares, professores e integrantes das equipes gestoras também estiveram presentes prestigiando os alunos.
O prefeito Aguilar Junior fez questão de acompanhar a homenagem. Em sua fala destacou o quanto se sente orgulhoso com o desempenho dos alunos na competição e com a dedicação de todos os educadores envolvidos. Ele ainda comentou que sempre se interessou por Matemática durante sua formação escolar, e que mesmo tendo seguido formações nas áreas de Ciências Biológicas e Humanas, destacou que a Matemática esteve presente e foi de extrema importância no desenvolvimento do raciocínio lógico. “O estímulo dos professores e familiares, utilizando de momentos cotidianos para desenvolver o pensamento matemático, pode influenciar de maneira muito positiva o aprendizado da disciplina”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos”.
A aluna Mariana Natally de Oliveira Farias, da EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio, foi uma das medalhistas homenageadas. “Eu sempre me interessei por matemática, quando soube do resultado fiquei muito feliz, tanto por ter sido medalhista, quanto por poder representar minha escola e levar seu nome para frente”, disse.
Abaixo a relação de alunos medalhistas da OBMEP que foram homenageados e suas unidades escolares.
- Guilherme Aleixo de Souza – EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar;
- Mariana Natally de Oliveira Farias – EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio
- Fernanda Aleixo de Souza – EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar;
- Iker Torres Serpa – EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca;
- Jean Gustavo Brito Dias – EMEF Prof.ª Maria Moraes de Carvalho;
Projeto nacional
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição visa identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.