A Campanha de Vacinação contra Gripe (H1N1) em Caraguatatuba encerra em 3 de junho e até agora 20.911 pessoas foram imunizadas, o que representa 45,32% dos públicos alvos, sendo idosos, profissionais da saúde, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas, professores, pessoas com deficiência ou com comorbidades, entre outros. Para a Secretaria de Saúde, esse número continua abaixo do esperado.
Nenhum dos grupos prioritários obteve a meta de 90%. Entre os idosos houve 66% de adesão; profissionais da saúde 55%; crianças 30%; gestantes 19%; puérperas 14%; professores 20%; pessoas com alguma deficiência 1% e com comorbidades 45%.
A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas que têm maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos alarmantes e óbitos por gripe. A dose também protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e tipo B.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, volta a reforçar aos grupos prioritários sobre a importância da vacinação com a chegada do período de inverno, porque é nesta época que a doença se espalha mais rápido.
As crianças também precisam receber, além da vacina contra a gripe, o imunizante contra o sarampo. Não há necessidade de cumprir um tempo de intervalo para aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
Confira o endereço das unidades de saúde: https://tinyurl.com/mrxe47b2.