A equipe de atletismo de Caraguatatuba participará neste final de semana, com 25 atletas, do 7º Circuito Paulista Open Adulto e Master, no Centro Olímpico em São Paulo. O destaque vão para dois atletas PcDs que disputarão provas convencionais, sem as adaptações das competições paralímpicas.
Os atletas são Marcelo Henrique Orlando, 40 anos, que participará das provas de corrida de 800m e arremesso de peso, e Álvaro Alencar Trindade Sorbrinho, 37 anos, que disputará as provas de corrida de 100m e arremessos de dardo e pesos.
Álvaro se destacou, em 2021, quando participou do 53º Campeonato Paulista de Atletismo Master sem adaptações em sua prova. O atleta acabou ficando na 2º colocação nas provas de revezamento 4x100m e lançamento de dardo de 35 até 39 anos.
“A competição foi maravilhosa para mim. Consegui competir de igual para igual sem adaptação. Foi muito emocionante escutar as pessoas me apoiando e me aplaudindo”, disse Álvaro Alencar. “Quero agora continuar com essa competitividade na nova competição e trazer medalhas para Caraguatatuba”, complementa.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, salienta a importância da inclusão no esporte e o foco do atleta. “O Esporte é uma das principais armas que temos para incluir e inserir socialmente as pessoas. Os paratletas são os primeiros frutos de um trabalho que visa buscar a inclusão pelo esporte, adequando às condições para que mais pessoas com deficiência possam usufruir dos benefícios nao só do esporte adaptado (aos atletas), mas também de qualquer atividade física”, disse.
“Vou disputar meu primeiro torneio, em São Paulo, neste final de semana. Agradeço ao professor Rodrigo, ao secretário de Esportes Edvaldo Ormindo e a todos que contribuem nos meus treinamentos. Estamos juntos”, diz Marcelo Henrique.