Nesta sexta-feira (3) é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental. Em alusão à data, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça seu compromisso com o esse assunto tão importante nos dias atuais promovendo durante o ano todo programas e ações sustentáveis pelo município como visitas ao viveiro, adote o verde,; coleta seletiva, PEVs, hortas, plantios, entre outros.
Na cidade, é realizada de segunda à sexta a Coleta Seletiva em todos os bairros. Esta ação é importante porque ajuda a conservar o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida e também gera trabalho e renda no município. Você pode conferir a programação completa do serviço clicando aqui.
Caraguatatuba conta também com o Adote o Verde, coordenado pela pasta. O programa é voltado para pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é o apoio na conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.
Outra ação desenvolvida pelo município é em relação ao Viveiro Municipal, um local que tem o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas. Elas são utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental e de recomposição de matas ciliares.
Nos cinco primeiros meses de 2022, pelo menos 187 mudas do Viveiro foram doadas à municipalidade para os mais diversos fins, como ações de plantios em escolas e solicitações de empresas que se preocupam com este tema. Os munícipes também podem agendar uma visita ao local, que funciona diariamente das 9h às 13h. Para isso basta entrar em contato pelo telefone (12) 3897-2530 ou através do email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Inclusive, na quinta (2) e sexta-feira (3) foi realizada uma ação de plantio em parceria com a Polícia Militar Ambiental nas escolas CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga, e escola Maria Eugênia Aranha Chodounsky, no bairro Casa Branca.
A ação foi promovida com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, João Silva de Paula Ferreira, e da Educação, Márcia Paiva.
De acordo com o sargento da Polícia Ambiental, Evander Alves, esta é uma ação de grande importância dentro das escolas. “É incentivar a criança, desde pequena, a ter a consciência de plantar e preservar”, disse.
A atividade envolveu conversas, brincadeiras e a própria ação de plantio das mudas de pitanga e grumixama, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, vindas direto do Viveiro Municipal.
Outra ação do município que envolve os alunos da rede municipal de ensino de pelo menos 15 unidades é a do PEV (Ponto de Entrega Voluntária), onde são descartados materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, entre outros.
Dia Nacional da Educação Ambiental
O Dia Nacional da Educação Ambiental se instituiu por meio da Lei Nº 12.633, de 14 de maio de 2012. Desde a publicação da lei, comemora-se anualmente esta data, escolhida em função da Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 3 de junho de 1992.
Dentre os principais objetivos desta data, tem-se o destaque para a criação de práticas educativas, assim como a elaboração de políticas públicas que promovam a conservação do meio ambiente. Resumindo, essa é mais uma alternativa para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
Solicite uma muda de árvore nativa
Que tal plantar uma árvore próxima à sua residência? Basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca através da Central 156 e solicitar uma visita, lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2019/02/arborizacao_urbana_cartilha_2018.pdf.