A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu na última sexta-feira (3) uma comissão de técnicos das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente de Caraguatatuba para o lançamento da cartilha ‘Energia com Escolas’.
O projeto é uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, com intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica aos gestores de ensino, coordenadores e professores, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula. Além da UTGCA, as demais unidades paulistas também serão contempladas.
O material, de formato leve e descontraído, busca resumir em 72 páginas de conteúdo e sugestões de atividades contadas pelos personagens Fábio (petroleiro) e José (seu filho de 9 anos), um pouco da história do petróleo, das atividades da Petrobras, além de ressaltar valores e cuidados em responsabilidade social, segurança, meio ambiente e saúde.
Além de oferecer esse suporte para que todos os envolvidos possam ter um contexto maior do que é a Petrobras em cada localidade, a intenção é fortalecer e ampliar cada vez mais esse tipo de parceria.
Igor Rosa, gerente do Ativo do Processamento de São Paulo, apresentou um panorama geral com as atividades realizadas pela UTGCA e explicou todo o processo, desde a exploração e produção, passando pelo processamento do gás e os produtos resultantes, até o escoamento final.
A palestra se estendeu para uma produtiva troca de ideias e oportunidade de desmistificar informações e dirimir dúvidas dos participantes, como o cheiro do gás, medidas de segurança, ações e atividades realizadas durante a fase crítica da pandemia de Covid-19 e também dados sobre a compensação que é realizada por parte da Petrobras para minimizar os impactos gerados com as atividades.
#PraCegoVer:Técnico fala para professores durante evento de lançamento da cartilha ‘Energia com Escolas’ (Foto: Divulgação)
“É um grande prazer para nós receber públicos que terão a oportunidade de fazer bom uso dos conhecimentos compartilhados. Ter aqui pessoas que lidam com educação é um privilégio. Acredito que as reflexões que tivemos neste dia irão transformar ainda mais pessoas, incluindo os jovens das diferentes faixas etárias nas escolas”, avaliou. A tarde foi finalizada com uma visita à área industrial.
Iniciativa aprovada
Os convidados aprovaram a iniciativa. Ricardo Quirino, professor do Apoio Pedagógico, foi um dos participantes que mais interagiu com a equipe durante o evento. “Acho um evento válido, fundamental e importante”, opinou. Quirino ainda sugeriu iniciativas para ampliar o conhecimento da comunidade, sobretudo dos jovens, sobre toda essa cadeia industrial que funciona na cidade, como forma de referência e perspectiva de futuro para esse público.
Outra professora que saiu encantada foi Soraia Bernardo, coordenadora pedagógica da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, localizada no bairro Massaguaçu. “Estou fascinada porque eu não tinha ideia de muitas coisas que nos foram apresentadas. Como coordenadora, posso dizer que será de muita valia para nossos professores, porque uma coisa é abordarmos o tema de maneira teórica e outra completamente diferente é falarmos após termos vivenciado a experiência, como fizemos aqui. É fantástico”, concluiu.