Como parte das ações focadas ao mês do Meio Ambiente, agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram, nesta semana, de um bate-papo com alunos do 4° ano da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, localizada entre os bairros Casa Branca e Olaria.
Participaram cerca de 40 crianças, que aprenderam sobre os impactos da degradação ambiental em áreas de risco, a problemática do descarte irregular, enchentes, alagamentos e escorregamentos de terra.
Esses bairros estão inseridos em uma das 19 áreas de risco monitoradas o ano inteiro pela Defesa Civil devido ao risco de escorregamento de terra, por isso a unidade escolar foi escolhida para receber a palestra. Dessa forma, os agentes explicaram sobre a importância de não construir em áreas de risco, como evitar acidentes e como agir em momentos de emergência.
Também localizada em uma região de risco, a próxima ação dos agentes da Defesa Civil será conversar com os alunos da EMEI/EMEF Profª Aida de Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro.
Na avaliação do coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, essas ações são importantes porque o órgão consegue passar a mensagem às crianças e elas levam para seus pais. “As crianças tendem a prestar muita atenção às mensagens que recebem e, para a Defesa Civil, é importante que elas saibam dos riscos e como agirem”.