A luta contra as drogas ganhou um reforço neste ano em Bertioga. Em clima de festa, ao todo, 429 alunos da rede municipal de ensino receberam na manhã desta sexta-feira (10), a certificação do Proerd 2022 (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). A cerimônia aconteceu na quadra da Escola Municipal José de Oliveira Santos, no Rio da Praia.
A realização do Proerd é viabilizada pela Polícia Militar em parceria com o Município. A iniciativa tem como objetivo a prevenção do uso das drogas. Durante as aulas oferecidas pelo programa, policiais militares ensinam crianças e adolescentes sobre a importância de se manterem longe de entorpecentes e da violência.
O programa teve duração de três meses nas escolas, envolveu alunos do ensino fundamental, de cinco unidades de ensino: EMEIF Boraceia, EM José Carlos Buzinaro, EM Hilda Strenger Ribeiro, EM Jardim Vista Linda e EMEIF Genésio Sebastião dos Santos.
O secretário de Educação, Rubens Mandetta, falou sobre a relevância do ensino antidrogas no ambiente escolar. “A proposta vai muito além de apenas instruir a não utilizar drogas, garante ao aluno a distância em relação a criminalidade, além de promover a autoestima e a valorização da escola”, declarou Mandetta.
Para o segundo semestre, está previsto a continuidade do Proerd em outras escolas municipais da Cidade, entre elas: EM José de Oliveira Santos, EM Governador Mário Covas, EM Professor José Inácio Hora, EM Profª Cristina dos Santos, EM Profº Delphino Stockler de Lima, EM Giusfredo Santini e EMEIF Caiubura. O curso prevê a participação de cerca de 500 alunos.
PROERD
O Proerd, implantado no Brasil em 1992, consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, onde ensinam crianças e adolescentes do ensino fundamental os perigos das drogas e como agir
Entre os temas trabalhados com os alunos estão: autoestima, efeitos das drogas, e como viver longe de entorpecentes, ter uma vida saudável e com responsabilidades.
Créditos: Gustavo Guma.