Uma ação de vistoria de cabos caídos realizada por fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb) da Prefeitura de Caraguatatuba, nesta terça-feira (14), nos bairros Centro, Sumaré e Martim de Sá, resultou na emissão de 41 notificações à empresa EDP, distribuidora de energia elétrica do município.
O trabalho consistiu na verificação de cabeamentos caídos e fiações soltas em vias da cidade, instalados nos postes da EDP, com o objetivo de notificar a concessionária quanto à organização da estrutura da fiação, que deverá exigir junto às empresas envolvidas a devida correção ou retirada dos cabos irregulares.
Segundo a pasta, a falta de remoção ou manutenção desses fios geram muitas reclamações por parte da comunidade. “Esse tipo de fiscalização integra o trabalho diário das equipes, que atendem, inclusive, as denúncias registradas pela população nos canais 156, cuja atitude é de extrema importância para que essas ações ocorram”, destacou o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.
Ainda de acordo com a Secretaria, a desobediência às notificações pode gerar multa em torno de R$ 80 mil, por obstrução de calçadas, segundo o artigo 310 da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). A Prefeitura lembra que a população pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156 (telefone, site ou aplicativo), inclusive de forma anônima.