Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes lembrado no último domingo (26), a Prefeitura de Caraguatatuba destaca o programa ‘Pés Saudáveis’, ofertado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Jardim Primavera.
O Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Dentre alguns sintomas estão vontade de urinar diversas vezes, fome e sede frequentes, infecções recorrentes, alteração visual, dificuldade na cicatrização de feridas e formigamento nos pés.
O programa ‘Pés Saudáveis’ tem como objetivo a prevenção de úlceras dos pacientes com diabetes. No espaço é avaliado sua sensibilidade e o risco de desenvolver a ferida. “O paciente com diabetes será acompanhado, anualmente, ou de acordo com suas necessidades, para que seu caso não evolua e seja necessário ser tratado no ambulatório de feridas”, explica a enfermeira e coordenadora do Ambulatório de Feridas, Isa Carla Zanarino.
Para realizar a avaliação, o paciente que tenha a doença precisa procurar a Unidade Básica de Saúde de referência e solicitar ao enfermeiro o encaminhamento para o programa.
O programa de prevenção ‘Pés Saudáveis’ iniciou em agosto de 2021 e até o momento atendeu cerca de 300 pacientes. Aproximadamente 150 pessoas que perderam 100% a sensibilidade dos pés foram encaminhadas à AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, para confecção de calçados adaptados.
Segundo a Secretaria de Saúde, o tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia.
“Um em cada 10 adultos possuem a doença e metade desconhece o diagnóstico. Sem os devidos cuidados uma em cada três pessoas irá desenvolver úlceras, metade irá evoluir para infecção e 17% resultará na amputação”, destaca a enfermeira.
Prevenção
Pacientes com histórico familiar devem ser orientados a manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular.
Pacientes já com a doença devem ser orientados a realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos; praticar atividades físicas e manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.
Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.