Foi realizada no último final de semana, na cidade de São José dos Campos, a cerimônia regional de premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Caraguatatuba esteve representada no evento por quatro dos cinco alunos medalhistas da 16ª edição da olimpíada, realizada em meio à pandemia, em 2021. Eles estavam acompanhados pelos responsáveis e por professores do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação.
A coordenadora do setor, Alessandra de Magalhães Ciaca explicou que “a OBMEP tem como objetivo dar ênfase à diversidade do conhecimento matemático e valorizar os estudantes que se dedicam a estudar a disciplina, permitindo assim, que as escolas descubram novos talentos”.
Já a professora Márcia Oliveira da Cruz, ressaltou que os pais são grandes aliados no sucesso desses adolescentes. “A participação deles é um grande incentivo aos filhos”, disse.
A organização do evento explicou que o objetivo da cerimônia é reconhecer e valorizar todos que se empenharam em participar, além de fortalecer o ensino e motivar estudantes e professores a alcançarem resultados cada vez melhores.
Para a medalhista de Prata, Mariana Natally de Oliveira Farias (14), da EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio, a experiência com a olimpíada foi muito importante. “Além de mudar vidas, a OBMEP nos dá chances para crescermos. A medalha não é um símbolo qualquer para mim, ela mostra que eu consegui, com o meu esforço, atingir as expectativas depositadas em mim e que posso melhorar cada dia mais com o esforço e a ajuda daqueles que eu amo. Mesmo ainda não sendo medalha de ouro, eu acredito que posso chegar lá,” declarou.
A dona de casa Luciene Brito da Silva Dias (38), mãe de Jean Gustavo Brito Dias (14), Prata na competição, fez questão de demonstrar orgulho pelo feito do estudante. “Como mãe, fico muito feliz em ver meu filho participar de um evento como a OBMEP. Foi um grande incentivo para ele buscar conhecer coisas novas e aprender cada vez mais”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos nessas competições”.
Confira os alunos medalhistas da 16ª edição da OBMEP e suas unidades escolares:
- Fernanda Aleixo de Souza – EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar;
- Guilherme Aleixo de Souza – EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar;
- Iker Torres Serpa (14 anos) – EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca;
- Jean Gustavo Brito Dias – EMEF Prof.ª Maria Moraes de Carvalho;
- Mariana Natally de Oliveira Farias – EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio