Teve início nesta terça-feira (28) mais um curso de manipulação de alimentos oferecido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco Municipal de Alimentos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Embora seja uma exigência legal para quem trabalha com alimentos, a nova turma entende a importância de saber manusear os produtos para evitar qualquer tipo de contaminação no consumidor final.
Fernanda Almeida, 40 anos, mora do Jardim Gaivotas e conta que é a primeira vez que participa dessa dinâmica. “Estou feliz por participar desse curso, principalmente porque trabalho como ajudante de cozinha”.
Já Célio Nascimento Nogueira, 52 anos e morador do Casa Branca, conta que vai começar a trabalhar com a venda de açaí, por isso participa do curso pela primeira vez e para saber como trabalhar com os alimentos da melhor forma possível.
A nutricionista do Banco de Alimentos, Cíntia Araújo, ressalta a importância do curso. “Ele é importante para assegurar que as pessoas tenham conhecimento da legislação sanitária sobre a manipulação dos alimentos. A Vigilância Sanitária solicita que as pessoas que desejam trabalhar no ramo alimentício realizem esse curso pelo menos uma vez ao ano. As boas práticas são basicamente o passo a passo para que as pessoas tenham esses cuidados sanitários e se previnam para que o cliente não contraia uma infecção alimentar”.
Nesta quarta-feira (29) haverá mais um dia de curso, das 8h30 às 12h30. Ao final, os participantes recebem certificados em Boas Práticas em Manipulação de Alimentos pelo Banco de Alimentos/Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável).
A validade do certificado é de um ano perante a Vigilância Sanitária. O curso é promovido mensalmente pela Prefeitura de Caraguatatuba, tem duração de quatro horas e o objetivo de capacitar e reforçar as ações de Segurança Alimentar e Nutricional.
A nutricionista Cíntia Araújo aborda temas como conceitos de boas práticas de manipulação; condutas que os manipuladores de alimentos devem adotar para produzir e vender alimentos seguros; tipos de contaminação dos alimentos; conceito de doenças transmitidas por alimentos; entre outros assuntos.
Serviço
Banco de Alimentos de Caraguatatuba
Endereço: Avenida Ministro Dílson Funaro, 287
Jardim Britânia, telefone (12) 3887-3551