Os alunos da Escola Estadual Maria Ester das Neves Dutra Damásio, no Morro do Algodão, participaram, na terça-feira (28), de uma visita técnica ao Viveiro Municipal, supervisionada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Ao todo, cerca de 20 alunos participaram da atividade prática. O grupo aprendeu sobre as diferentes espécies nativas cultivadas no Viveiro e a importância da preservação ambiental para o município.
De acordo com Tatiane Santos, que guiou a turma ao longo da atividade, muitas pessoas ainda não conhecem o local. “Inclusive, alunos e os próprios professores se surpreendem ao descobrir o sítio de preservação ambiental e os diferentes tipos de plantas provenientes da Mata Atlântica. É gratificante poder mostrar um pouco dessa diversidade e transmitir esse conhecimento”, disse.
Ainda ontem, os estudantes também tiveram a oportunidade de participar de uma ação importante da agricultura local, que é o processo da colheita de berinjelas. A Secretaria organizou uma visita ao Sítio Caraguá, que fica próximo ao Viveiro.
Eles puderam ver a plantação e acompanhar o processo de higienização do legume para a venda.
Sobre o Viveiro Municipal
O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m² que possui duas salas equipadas para treinamento com capacidade para até 50 pessoas. O local é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio pelo telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Entre as diversidades de plantas cultivadas lá, pode-se encontrar espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga e entre outras.
O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500 – Jardim Itaúna.