Durante o mês de junho, os alunos do 6º ano da EMEF Profº. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. A visita faz parte do projeto piloto ‘Educa Sabesp’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do Setor de Projetos.
Na visita, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais. Em uma apresentação dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos fizeram perguntas e deram sugestões sobre como cuidar da natureza.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, explicaram sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências e compartilharam suas experiências profissionais.
A professora Ana Paula Veloso, que acompanhou a turma durante a visita, contou que os alunos ficaram interessados na área operacional da estação e que alguns ficaram tão entusiasmados que levaram para a sala de aula, de forma espontânea, esquemas das etapas de tratamento de água que aprenderam durante a visita.
“Mais do que a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula, atividades externas como essa são uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem formas de atuação profissional na comunidade em que vivem, despertando o interesse para o mercado de trabalho relacionado às questões ambientais”, disse.
O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que as crianças consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.
O projeto é voltado para os alunos dos 6º anos das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra, que foram selecionadas para receber as atividades piloto neste primeiro ano, acompanhando as habilidades do currículo escolar.
O projeto foi elaborado em etapas, sendo que a primeira delas incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes durante o mês de abril. Na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram seus Planos de Aula com tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema com os alunos em sala de aula, como uma forma de encerramento.
Até o final do segundo semestre, todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.