A 1ª Prova de Pesca Municipal ‘Vilma Domiciano’, realizada em Caraguatatuba, durante o último sábado (2) e domingo (3), além de homenagear a atleta caraguatatubense de pesca esportiva, Vilma de Souza Domiciano, assegurou a doação de 177 quilos de alimentos para entidades sociais do município.
Divididos em 60 duplas, os 120 competidores das categorias masculina e feminina fisgaram 729 peixes na competição, que totalizaram 57 kg ao final das disputas ocorridas na Praia do Massaguaçu, onde foi possível encontrar os mais variados tipos de peixe.
Os pescados foram entregues para a Casa de Acolhida Cantinho Marinalda Passos Paes e a Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. As duas instituições também receberam aproximadamente 120 quilos de alimentos não perecíveis, doados pelos participantes do torneio.
Os campeões da 1ª Prova de Pesca Municipal ‘Vilma Domiciano’ foram: Carlos Tanabe e Eduardo Shigetomi, e Solange Carvalho e Laís dos Santos. Ambas as duplas receberam troféus e prêmios em dinheiro no valor de R$ 2 mil.
A organização também premiou com troféus os demais competidores que subiram ao pódio, o que capturou o maior peixe e o que fisgou a maior quantidade de peças. Além disso, foram sorteados R$ 12 mil entre os demais concorrentes.
O evento esportivo, realizado pele Federação Paulista de Pesca e Lançamento (FPPL), teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Turismo), e da empresa Pescados Hasegawa.
Confira o resultado final da prova
Categoria Masculina
1º lugar – Carlos Tanabe e Eduardo Shigetomi
2º lugar – Jacinto Iwato e José S. da Cruz
3º lugar – Ricardo Rodrigues da Cruz e Rafael Elias Natah Gagliotti
4º lugar – Sergio Kobayashi e Paulo Shiosi
5º lugar – Alexandre Borges Faccin e Bernardo Batista
Categoria Feminina
1º lugar – Solange Carvalho e Laís dos Santos
2º lugar – Mariza Hasegawa e Marta Xavier
3º lugar – Eliana Augusto e Rosangela Santos
4º lugar – Márcia dos Santos e Mirian Lannicelli
5º lugar – Eucida Maia e Belenita Bottesini da Luz
Homenageada
A prova leva o nome da caraguatatubense Vilma de Souza Domiciano, que faleceu em 2017 aos 62 anos, sendo reconhecida como uma das maiores atletas da pesca esportiva do Brasil e do mundo.
Além de inúmeros títulos estaduais e nacionais, ela também conquistou o hexacampeonato mundial na modalidade surfcasting (pesca de terra-firme) com a Seleção Feminina Brasileira de Pesca, na África do Sul, em 2010.
Nascida na antiga Fazenda dos Ingleses, Vilma começou no esporte no final dos anos 70, com o apoio do marido, Edmur Domiciano, também campeão sul-americano pelo Brasil, e conhecido pelo incentivo à pesca de lançamento em Caraguatatuba.
Exemplo de atleta, Vilma Domiciano também foi campeã com a equipe nos campeonatos mundiais de pesca de 1988 e 2001 (França); 1995 e 1998 (Portugal); e 2007 (Brasil).