Em alusão aos Dias Mundial e Estadual de Proteção aos Manguezais, a
Prefeitura de Caraguatatuba, por Meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoveu, nesta terça-feira (26), um trabalho coletivo de limpeza do mangue do Camaroeiro.
A concentração foi marcada pela presença do Secretário Adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, agentes da Polícia Militar e Ambiental, Escoteiros do Mar Caraguatá, Associação Caraguatá, Guardião das Costeiras e a organização ambiental SuperEco.
Abrindo a atividade, o Secretário De Paula, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do apoio coletivo na limpeza do mangue. “Essa união de pessoas em prol de ações ambientais é o que faz a diferença. É importante estarmos juntos, somando forças para que essa consciência de responsabilidade em relação ao meio onde se vive chegue a mais pessoas para que cada um faça a sua parte em relação a preservação das praias e manguezais da nossa cidade e do mundo”, disse.
Todos os presentes receberam luvas e sacos plásticos para a recolha dos resíduos. A atividade foi realizada entre a vegetação típica do mangue, na faixa de areia, até próximo a praia do Camaroeiro.
Ao todo foram recolhidos 50,640 kg de resíduos, entre eles 770 embalagens, 420 pedaços de isopor, 109 pedaços de papelão, 76 garrafas pet e 100 tampinhas plásticas. Até pedaços de tecidos foram catados entre as folhagens e bitucas de cigarro.
O evento teve como objetivo alertar à população para a importância desse ecossistema, bem como contribuir com o meio ambiente, em especial, reforçar a conscientização sobre o descarte correto dos lixos.