O sábado (13) foi de muita competição e apresentação durante o Festival de Artes Marciais 2022, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento foi promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação.
O evento reuniu, ao todo, 3,6 mil pessoas na quadra do Cemug, entre atletas de todas as idades, familiares e professores da Secretaria de Esportes. Os inscritos no projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, realizaram apresentações de Jiu Jitsu, Judô, Karatê, Hapkido, Boxe e Capoeira. O festival contou com seis áreas de tatame, além de um novo ringue completo de combate.
Presente no evento, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, disse que é muito gratificante, após tanto tempo, poder vivenciar e estar no Cemug em um sábado de manhã lotado, com atletas de todas as idades e seus familiares.
“Estava com saudades! Foram dois anos extremamente difíceis e desafiadores. Hoje, além deste Festival de Artes Marciais, é um momento para celebrarmos este retorno das atividades esportivas e destes eventos que servem como um estimulo para a prática esportiva em Caraguatatuba”, disse.
O secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Edvaldo Ormindo, salientou que a retomada esportiva do município vem sendo exemplo para vários municípios, e isso se dá a confiança do prefeito Aguilar Junior e equipe do Esporte da cidade.
“Estou emocionado, este evento é o primeiro das nossas escolinhas após cinco meses da retomada esportiva. Nesses dois anos de pandemia, o prefeito Aguilar Junior sempre salientou a importância de uma boa organização para o retorno das aulas, e é isso que estamos realizando”, diz Edvaldo Ormindo.
“A gestão do prefeito Aguilar Junior está sempre disposta a incentivar a prática esportiva. Uma prova disso é o novo ringue de boxe, que será utilizado pelas turmas para treinamento, aumentando a qualidade e rendimento para as competições”, explica.
O evento contou com a participação de 19 professores do projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguatatuba e convidados, além de atletas iniciantes que tiveram sua primeira oportunidade e graduados que apresentarão suas melhores habilidades e técnicas de combate aprend
idas nas aulas.
Adriel Marinho, 10 anos, faz Karatê desde os 7 anos, é faixa azul e comentou sua experiência no Festival. “Achei muito legal, já participei de outras competições antes então estou tranquilo nas apresentações, mas é muito legal de participar”, disse.
Sabrina Ferreira, de 11 anos, faz Capoeira desde o início do ano. “Primeira vez que eu participo de um evento assim, está sendo muito legal pra ver como é”, explicou.
Monica de Souza, mãe do João Rodrigues de Souza, 5 anos, que começou a fazer Judô em março, já notou os aprendizados, principalmente na disciplina dele. “Na escola, eu percebi que o nível de aprendizagem dele melhorou muito depois do Judô. Ele ficou muito animado de estar participando de um evento assim”, falou.