A noite de quinta-feira (18) marcou o lançamento de mais uma edição do Caraguatatuba Empreendedora. O evento recebeu cerca de 150 pessoas no Teatro Mario Covas. Neste quinto ano, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da participação do trade turístico uma vez que as ações são focadas para este setor.
O objetivo é preparar quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias, além de hoteleiros e a comunidade tradicional da Cocanha para a melhor recepção do turista porque o bom atendimento leva a melhoria na economia da cidade e, consequentemente, para a população.
“Empreender é fazer girar a roda da economia, por isso, nesta edição, queremos qualificar ainda mais esses grupos para que nosso turista venha para a cidade, tenha uma referência positiva”, destacou.
Com isso, a parceria entre Prefeitura e Sebrae vai levar workshops, palestras e conteúdos inovadores, de forma gratuita, para empresários e microempreendedores individuais desses segmentos durante três encontros coletivos a serem realizados entre setembro e outubro. Esse foi o teor do termo de Declaração de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Sebrae.
Ações
Em relação aos quiosques, a ideia é trabalhar a vocação turística do município. Tanto o quiosque, quanto os ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias, são os anfitriões da praia. “A qualidade do produto e serviço prestado impacta diretamente na experiência e imagem que o turista criará da praia e do município”, destaca Cauê Rubio, gestor do Empreenda Já em Caraguatatuba.
O objetivo é atuar sobre proposta de valor (qual experiência o turista quer ter no quiosque), formação de preço de venda, boas práticas de manipulação de alimentos, algumas tendências gastronômicas como sugestão de drinks e porções.
No segmento de ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias serão abordados a importância do atendimento ao turista, a qualidade da entrega dos produtos e serviços oferecidos, boas práticas de manipulação dos alimentos, como formar o preço de venda, fortalecimento da cultura empreendedora e competitividade do setor.
Para as comunidades tradicionais da Cocanha a proposta visa o fortalecimento da cultura caiçara como oportunidade e produto turístico. Desta forma, serão trabalhados o marketing digital (redes sociais e principais plataformas para divulgação), roda de conversa com a Vigilância Sanitária com o intuito de orientar sobre a venda de mexilhões in natura, orientação sobre formação de preço e parcerias com agências e operadores locais para auxílio e criação do roteiro caiçara.
Em relação à rede hoteleira, a abordagem será sobre o perfil do turista alinhado com o calendário de eventos do município, modernização de atendimento e estrutura dos estabelecimentos, as linhas de créditos oferecidas para melhorias e investimentos no setor e cases de sucesso.
Ao público presente, o prefeito Aguilar Junior voltou a destacar sobre sua vontade de investir no empreendedorismo, a importância das parcerias e as realizações executadas nos últimos cinco anos. “Mesmo com a pandemia da Covid não paramos. O Empreenda Caraguatatuba no ano passado foi mais um sucesso e contou com a participação de mais pessoas. Este é o futuro e vamos seguir sempre em frente”.
Ainda durante o lançamento o prefeito entregou de forma simbólica certificados para alunas do programa de Inclusão Produtiva, parceria do Sesi com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania. Laís dos Santos Rocha, Andreia da Paz Pereira dos Santos e Iris Pinheiro da Paixão representaram os alunos dos cursos de Boas Práticas em Fabricação de Cosméticos, Boas Práticas em Fabricação de Saneantes e Editor de Vídeo, respectivamente.