A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (19) a 1ª Roda de Conversa sobre a População de Rua. Durante o evento, os presentes puderam conhecer as ações e equipes que realizam os serviços de atendimento à População de Rua, além da nova campanha de conscientização.
“É preciso debater, discutir e informar a sociedade dos aspectos sociais que envolvem as pessoas em situação de rua, principalmente nesse período em que as questões sociais decorrentes da Pandemia se acentuam gravemente. Nesse sentindo, a Prefeitura Caraguatatuba, junto com as equipes da Secretaria de Desenvolvimento, vem propor as ações que visem a proteção social e a garantia de direitos”, explica Carmen Silvia, diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba.
O encontro recebeu pessoas da sociedade civil, associações e representantes das igrejas católicas e evangélicas. Neusa Ferraz, moradora da Martim de Sá de 56 anos, conta que esses debates são importantes para a sociedade. “Temos um olhar diferente, escutar a explicação e debater opiniões e ações com as equipes é fundamental. Espero que eu consiga estar presente nos próximos e contribuir com Caraguatatuba”, conta.
O encontro marcou o lançamento da campanha ‘Melhor que mudar um momento é mudar a vida’. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do acolhimento da população de rua, ensinando que a melhor forma de ajudar pessoas nessas condições é entrando em contato com serviços de abordagem social, executados pela Casa do Caminho e a Restitui – Casa de Passagem. Ambas instituições contam com profissionais capacitados para uma abordagem especializada.
Ações da Prefeitura de Caraguatatuba
Em 2022, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou 1.519 acolhimentos e 5.655 abordagens à População de Rua. Estes números são referentes a ações do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e às casas de acolhimentos Restitui e Casa do Caminho. Os números já são maiores comparados com 2021, no qual foram realizados 1.223 atendimentos e 3.570 abordagens.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania disponibiliza no município atendimento individualizado da População de Rua, encaminhamento para as Casas de Acolhimento, inclusão no Cadastro Único para acesso aos benefícios e outros tipos de encaminhamentos, como o Poupatempo, Defensoria Pública, Rede de Saúde (Caps-AD, Caps e UPA) e passagem para município de origem (após análise do caso).
A administração social oferece ainda o encaminhamento da População de Rua para duas casas de passagem presentes no município: Restitui e Casa do Caminho.
Contatos:
Casa do Caminho: (12) 3887-6287
Restitui Casa de Passagem: (12) 3600-2962 ou (12) 99753-0071
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): (12) 3886-2956